O Samae realizou, neste último sábado (23), mais uma etapa do planejamento de obras visando minimizar os transtornos com o aumento do consumo de água no alto verão. Entre meados de dezembro e inicio de janeiro, concentra-se a época de maior consumo de água em Gaspar, por isso a autarquia segue realizando melhorias em diversas regiões da cidade. Dessa vez, foi realizada a ampliação da rede de abastecimento do Centro, aumentando a capacidade de vazão da ETA 1 em mais de 20%.
A Estação de Tratamento de Água 1 (ETA1) atende toda a região da Margem Esquerda, Centro e Bairro Sete, além de outras regiões do município, totalizando um atendimento a quase 70% do município. “Mesmo ciente que esta obra poderia trazer alguns contratempos, como havíamos informado com durante a semana, sabíamos que as melhorias iriam compensar o esforço. Aumentamos consideravelmente a nossa capacidade de vazão, dessa forma teremos uma melhora imediata no abastecimento para grande parte do município”, explica José Hilario Melato, diretor-presidente do Samae.
Além substituição da rede, por uma com maior capacidade, a equipe do Samae realizou a manutenção preventiva de todo o conjunto de equipamento no local. “Aproveitamos a troca dos tubos, para realizar a manutenção da rede, que não acontecia há alguns anos. Com isso, descobrimos que havia alguns objetos que estavam bloqueando a passagem de água, onde foi possível realizar a remoção material. Por isso a importância do nosso planejamento e das obras que estamos realizando. O resultado é um serviço de mais qualidade para os nossos consumidores”, enfatiza Melato.
Alteração na coloração da água
O Samae informa ainda que, sempre que é realizadas obras desse porte nas redes de abastecimento, pode ocorrer alteração na coloração na água nos primeiros instantes após o retorno do abastecimento. Isso acontece devido ao arrasto material sedimentado na tubulação. Ao secar esse material, que são resquícios de produtos utilizados no tratamento da água, se oxidam e criam a coloração acobreada que pode dar um aspecto turvo a água.
A orientação do Samae é para, sempre que houver desabastecimentos, com o retorno da água, o consumidor aguardar alguns minutos antes de ligar novamente o registro da sua residência. Este período é importante para que a equipe do Samae realize a limpeza da tubulação, eliminando por completo a água com essa coloração. O Samae disponibiliza o telefone de atendimento (3332-1155) para os consumidores que querem tirar duvidas ou buscam orientação de como proceder nestes casos.