Alunos do quarto ano conhecem processo de tratamento de água da ETA I
Nesta terça-feira (12), 46 alunos do quarto ano da escola de ensino fundamental Vitório Anacleto Cardoso estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA I) de Gaspar para conhecerem os processos pelos quais a água passa antes de chegar a suas casas.
O operador de ETA, Douglas Pasquali, acompanhado pela professora Maria Ana Pamplona Vansuita e a agente de biblioteca Savia Theiss, levou os grupos por um passeio sobre as unidades de tratamento para mostrar como funciona cada uma das etapas, que começa na captação do rio Itajaí-Açu e passa pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, reservação e distribuição.
Num segundo momento da visita, a química, Gisela Maria Lobo Machado, recebeu os alunos no laboratório operacional e discorreu acerca do controle da qualidade da água. A cada hora são realizadas análises físico-químicas e bacteriológicas de todas as ETAs de Gaspar.
Na ocasião, Pasquali reforçou a importância da utilização da caixa d’água e de se fazer sua correta manutenção, além de exemplificar o conceito de turbidez. “Não é porque a água é transparente que podemos bebê-la; às vezes ela é límpida, mas a olho nu não se consegue ver as impurezas, apenas com o microscópio”, explicou.
“Os alunos adoraram a visita. A forma simples e clara como o assunto foi transmitido fez com que eles se interessassem e fizessem muitas perguntas durante o passeio”, ressalta Mariana. Segundo a professora, os estudantes elaboraram um relatório sobre os processos do tratamento da água.
Sobre a ETA I
A ETA I atende atualmente cerca de 11 mil ligações de água. Sua capacidade de tratamento é de até 180 litros por segundo e de até 1000m³ para reservação. Essa estação abastece os bairros Centro, Coloninha, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Lagoa, Margem Esquerda, Poço Grande, Santa Terezinha e Sete de Setembro.
Agende sua visita
Para realizar uma visita à ETA I basta entrar em contato com a engenheira química do Samae, Diane Rodrigues, por meio do telefone (47) 3397-1246. As visitas são realizadas mediante agendamento.